Ouve-se muita gente a criticar psicólogos, psiquiatras, terapeutas, etc. Muita gente a dizer que não são malucos para fazerem terapia. Muita gente a dizer que esses gajos só querem ganhar dinheiro à nossa custa. Muita gente a dizer barbaridades sobre este assunto sem sequer o conhecerem bem.
Cada vez ouve-se mais gente a afirmar que faz terapia, que consulta um psicólogo ou um psiquiatra. Mais gente a dizer que isso é importante nas suas vidas. Mais gente a dizer que se descobriu através dessas terapias. Mais gente a falar daquilo que sabe porque viveu a experiência.
Eu faço terapia de grupo. Não tenho problema nenhum em afirmá-lo e até acho importante fazê-lo. Procurei esta terapia num momento muito difícil já lá vão 5 anos, interrompi durante cerca de 2 anos e retomei há cerca de 1. O que estes grupos me têm dado é impossível descrevê-lo aqui. O que eu lhes tenho dado a eles também, penso, ter sido importante.
O que eu posso dizer ao fim deste tempo é que acho que não vou chegar aos 60 a dizer “quem me dera ter 30 e saber o que sei hoje”. É que a terapia, qualquer forma de terapia, corresponde a um amadurecimento efectivo. Quem não sabe que experimente ou que, no mínimo, procure saber mais.