julho 20, 2006

Conhecer o Futuro!


Quantas vezes dizemos que gostávamos de saber o que nos vai acontecer no futuro? Mas será que gostaríamos mesmo de saber o que nos espera amanhã? E será que estaríamos preparados para o saber?

Em 1998 vivi aqui em Lisboa enquanto trabalhei na Expo98. Dei-me muito mal. Detestei. Estava constantemente a ir ao Porto. Só tinha folgas de um dia e ia, em todas elas, ao Porto e voltava.

Se na altura me dissessem que no futuro iria passar todas as semanas, mais do que uma vez por semana, na Zona Norte da Expo, junto a todos aqueles pavilhões e bares teria entrado em pânico e não sei como iria reagir.

No entanto, é isso que tem acontecido nos últimos dois a três anos e, não só não me importo nada, como ficaria tristíssima se me dissessem que iria deixar de o fazer!

O melhor é não sabermos mesmo o que nos vai acontecer porque, muitas vezes, aquilo que parece mau revela-se muito bom… e o contrário também é verdadeiro!

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Conhecer o futuro antecipadamente? Deus me livre e guarde!! Para além de ninguém estar preparado para uma coisa dessas, que piada é que tinha?

julho 20, 2006 2:24 da tarde  
Blogger Salseira said...

Pois!

Mas se todos pensassem assim a Maya não faria brilhantes adivinhações através de uma simples sms! :D

julho 20, 2006 2:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois,

mas a Maya não diz especificamente o que vai acontecer! Tal como nós, não sabe ver o futuro! No máximo diz "lua em saturno, favorável a tomada de decisões importantes no campo profissional" - assim também eu!!

Se alguém conhece bem a escritora Isabel Alhende e os seus livros, lembrar-se-á que um dos empregos que ela teve foi o de escrever a coluna do horóscopo num pasquim do Chile! E fazia um sucesso!

julho 20, 2006 2:42 da tarde  
Blogger Salseira said...

Eheheheh!!!!

(Adoro os livros dela!)

julho 20, 2006 2:55 da tarde  
Blogger escorpiaotinhoso said...

Que blog giro. Que post interessante. Se tivermos em conta que o futuro é o momento imediatamente a seguir ao presente, é fácil saber o futuro... É tudo muito relativo...

E curiosamente, já fiz o mesmo que a Isabel Allende, numa rádio, há uns bons anos. Pagavam €150 por mês, e fazia sucesso. As pessoas gostam de ouvir aquilo que querem, ficam sugestionadas e depois acabam por ganhar doeças para elas mesmas concretizarem os desejos...

Quanto ao Porto e a Lisboa, para mim o Porto é uma cidade linda de grandes amores infelizes. Um deles cas amanhã. Ainda somos grandes amigos... Gosto de ambas as cidades, mas respira-se melhor cá em baixo. Sabe mais a Mediterrãneo. O granito tem muito peso, apesar de igualmente bonito...

ET
ET

julho 21, 2006 8:15 da tarde  
Blogger Luis Carlos said...

Salseira,

O futuro não existe, é apenas uma extrapolação da nossa mente.

Assim como o passado, é apenas fruto da nossa capacidade de memória.

O que existe é o presente, e segundo um estudo, o presente tem uma duração de 3 segundos.

Acrescento ainda, que aquilo a que se resiste persiste. Assim devemos, segundo a nossa decisão, aceitar aquilo que a Vida num determinado momento nos apresenta.

Até já,
Luís Carlos

P.S. - Grato pela visita ao meu blog.

julho 25, 2006 10:47 da manhã  
Blogger J. Vilas Maia said...

Mais uma vez o tempo...


quando começamos a pensar no espaço?
Proponho o seguinte exercício: lembrem-se de uma determinada altura em que estavam apaixonados. O que acontecia? Bom, além das ansiedades pueris de quem é assolado pela paixão/amor (não faço distinçao entre os dois, e considero que o amor é tudo menos conceder; é sobretudo dar sem ver o que se recebe...), só queremos estar com a pessoa que nos faz sentido (pelo menos na altura). E porquê? Bom, porque o espaço de comunhão é mais importante que o tempo em si. Esse espaço é tão importante que o tempo defenestra-se.

Quando falamos de futuro, falamos essencialmente de um modo de tempo, de uma esperança. Para mim, como optimista que creio ser, é um lugar onde mais recordações podem acontecer, e se podem acontecer, não só acontecem como invariavelmente há vida... ou não.

Lisboa tem uma luz que o porto nunca irá ter. Assim, defino Lisboa como a mulher do dia, enquanto o Porto será o senhor da noite.

julho 25, 2006 12:04 da tarde  
Blogger Salseira said...

Obrigada a todos pelos comments! :)

SDA,
Gostei do teu blog e achei-te corajoso. Mesmo sem os outros saberem quem somos é sempre preciso coragem para revelarmos certas coisas. Um conselho: relaxa, obriga-te a relaxar todos os dias alguns minutos e assim vais-te habituando.

Luís Carlos,

Obrigada também a ti por passares por aqui! :)

julho 26, 2006 10:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home