março 11, 2009

Violência entre namorados


Nos últimos dias têm saído imensos artigos em jornais e revistas sobre violência no namoro. As televisões também têm alertado para este tema através de reportagens. Campanhas têm sido feitas e podem ver-se cartazes espalhados pelo país e anúncios televisivos. São-nos mostradas estatísticas, denunciados casos reais, dadas explicações e feitos avisos. A tentativa é alertar os jovens para uma situação que trará sempre consequências terríveis para as pessoas e que pode terminar em grande tragédia como já tem acontecido.

Mas que resultados podem advir de tudo isto quando uma cantora, Rihanna, é agredida selvaticamente pelo namorado, Chris Brown, e depois acaba por perdoá-lo, volta para ele e retira a queixa?

Cada um saberá da sua vida mas eu gostaria de alertar que, uma vez exercida a violência uma primeira vez, a situação dificilmente tem volta e para que não volte a acontecer as pessoas têm que se submeter a terapias que as ajudem a controlar a sua raiva. Não há amor, desculpas ou arrependimento que impeça alguém de voltar a agredir e não há “nunca mais” que seja verdadeiro sem que a pessoa se trate.

Mas, na minha opinião, ao primeiro sinal de violência o melhor é o afastamento radical. O amor-próprio e a auto-estima do agredido assim o exigem.

Nota final:

Eu SEI que não é fácil e que muitas vezes temos a tentação de achar que temos culpa em relação à agressão do outro. Mas a verdade é que nada justifica uma agressão… NADA!