novembro 13, 2008

A Turma


Ontem fui ver o filme “A Turma”.

Gostei muito! Um filme bem feito, sem grandes artifícios, sem truques para puxar ao sentimento. Um filme interpretado pelo professor que escreveu o livro que deu origem ao filme. Um filme interpretado também por actores não profissionais que deram realismo a cada uma das cenas.

Um filme que mexeu comigo. Mexeu comigo pela impotência que senti naquele professor a determinada altura. Mexeu comigo pela demonstração da humanidade que faz parte de cada um de nós e que, não raras vezes, nos leva a cometer actos dos quais não nos orgulhamos. Mexeu comigo pela falta de ilusões que aqueles miúdos têm, pela sua incapacidade de sonhar, pela sua incapacidade de se sentirem pertença de algo, pela sua incapacidade de autocontrolo, pela carência de carinho que demonstram e que não sabem como a suprir.

O Mundo caminha para uma cada vez maior globalização e, no entanto, essa caminhada não tem permitido que nos sintamos pertença de um todo, não tem permitido que, independentemente do local onde vivemos, nos possamos sentir cidadãos do Mundo de pleno direito. E assim não pode ser… não dá… as sociedades não aguentam…

Mas o que faz cada um de nós para que o próximo, por muito diferente que seja, se sinta bem na sua pele, sinta que tem um espaço próprio, sinta que tem os mesmos direitos, os mesmos sonhos, as mesmas ilusões, as mesmas desilusões, as mesmas alegrias e as mesmas tristezas que todos os outros que nos rodeiam.

É que a frase “todos diferentes, todos iguais” faz todo o sentido, todo! Todos nós…

…nós e eles, os membros da nossa família,
…nós, portugueses, e eles, espanhóis,
…nós, europeus, e eles, africanos,
…nós, professores, e eles, alunos,
…nos, alunos, e eles, professores,

… todos nós somos profundamente diferentes e, no entanto, profundamente iguais.

Talvez o filme não tenha querido focar nada disto, talvez o filme apenas pretenda mostrar as dificuldades porque passam professores e alunos… mas isto foi o que me ficou na cabeça desde ontem!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

...nós, mulheres, e eles, homens...


bjs - Fati

novembro 14, 2008 1:59 da tarde  
Blogger Salseira said...

Muito bem visto Afilhada!!!

novembro 14, 2008 4:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home