setembro 29, 2008

Algumas "vacas"...

O óptimo é inimigo do bom

Este dito popular é uma “grande vaca”! Se seguirmos este dito rapidamente nos acomodaremos ao que temos em vez de procurarmos cada vez mais e melhor tentando sempre atingir a excelência. Uma ideia melhor seria "o bom é inimigo do óptimo" e com isto não se pretende criar falsas expectativas e lutas inglórias mas sim que cada um de nós almeje sempre um pouco mais a cada passo que dá.

Burro velho não aprende línguas

Esta “vaca” nem precisa de explicações… A aprendizagem deve ser feita todos os dias da nossa vida e nunca é tarde para aprender nada.

Muito riso, pouco siso

E esta, hein? Nada de rir muito, nem de se ser muito alegre porque só os sérios é que têm juízo!


Outras “vacas” virão… Aceitam-se contribuições. :)

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quanto à 1ª vaca, eu concordo e não concordo contigo!

Concordo, se pensar que muita gente utiliza este ditado para justificar a mediocridade. Acho que era isto que querias dizer.

Não concordo, porque originalmente o ditado não tem a ver isso! Não se pretende com ele dizer que 'devemos contentarmo-nos com o bom porque o óptimo pode não ser atingível', e sim "cuidado com a perseguição ao óptimo, porque se pode acabar nem sendo bom nem óptimo".

Muitas vezes a busca da perfeição impede-nos de sermos bons e eficazes, o que é de facto uma ganda' vaca!

setembro 29, 2008 3:51 da tarde  
Blogger Salseira said...

Relativamente ao primeiro ditado, sempre tive algumas dúvidas do que ele quereria dizer e por iss fui tentar confirmar. Só encontrei um artigo mas que se baseia numa opinião também e, como tal, poderá ser tão subjectiva como a minha.

Coloquei a questão no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e estou à espera de resposta...

... voltarei! :)

setembro 29, 2008 3:59 da tarde  
Blogger Salseira said...

Estive a reler tudo... :)

Ainda não tenho a resposta da Ciberdúvidas... mas, de facto, o provérbio pode não querer dizer "devemos contentarmo-nos com o bom porque o óptimo pode não ser atingível". Pode mesmo querer dizer "cuidado com a perseguição ao óptimo porque se pode acabar nem sendo bom nem óptimo".

Só que, na minha opinião, isto é pernicioso. Acho que mesmo correndo o risco de não se atingir o bom devemos sempre almejar o óptimo... sem medos! Se almejarmos o óptimo podemos não o atingir mas quase de certeza atingiremos o bom... se apenas almejarmos o bom podemos nem este conseguir.

É assim que eu vejo esta questão.

setembro 29, 2008 4:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Se almejarmos o óptimo podemos não o atingir mas quase de certeza atingiremos o bom..."

Eu também acho que devemos sempre almejar o óptimo, mas não acho que seja condição suficiente para atingir o bom.

setembro 29, 2008 4:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olhando agora para além da discussão sobre a 1ª vaca, o que interessa mesmo salientar e acho que a 3ª vaca se presta muito bem a este exemplo (a do 'muito riso, pouco siso'), é que de facto, o facto de se aceitar certas coisas como lei, não questionar, pelo facto se já estarem pré-estabelecidas, pode ser um grande atraso nas nossas vidas e não contribuir nada para a nossa felicidade...

setembro 29, 2008 5:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"A cavalo dado não se olha o dente"

(Vocês: "Hello! Fati! Estamos a falar de vacas, a que propósito metes aqui um cavalo?"
Fati: "Pá, não me macem!")

Pois é, às vezes nem é dado, mas é baratinho, outras vezes foi dado mesmo, e nem serve para nada, mas sabe-se lá se um dia vamos precisar, e então acumulam-se tralhas em cima de tralhas, e morremos asfixiados por tanto cavalo sem dentes de jeito!

"Mais vale um pássaro na mão que dois a voar"

(Vocês: "ok... temos de levar-te ao campo, ou até mesmo ao zoo, Fati, não percebes nada de bicharada! Vacas, rapariga, vacas!"
Fati: "Pá, não me macem!")

Ora o passaroco na mão às vezes é mais algema que outra coisa, mas temos tanto medo de ficar sem nada, que acabamos por ficar com... a mediocridade!


"A vaca da vizinha dá mais leite do que a minha!"

(Vocês: "Iupiiii! Finalmente!!! YES!!!"
Fati: "Pá... já que insistem em me maçarem, não levam explicação para este último ditado")


bjs
Fati


P.S. - Silvia, gostei das tuas vacas, e gostava de ver mais aprofundada a 1ª, pois sempre me fez confusão!

setembro 30, 2008 2:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home