setembro 25, 2008

A Vaca


Um rapaz e o seu Mestre andavam em viagem e um dia chegaram a uma aldeia onde necessitavam de pernoitar. Uma família muito, muito pobre deu-lhes alojamento e lá passaram a noite.

A família possuía um único bem: uma vaca. Cuidavam da vaca com a máxima atenção, alimentavam-na, procuravam que dormisse bem e se sentisse confortável. Para eles, a vaca representava tudo. Bebiam o seu leite e também o trocavam por comida juntos dos seus vizinhos. Sendo a única família da aldeia que possuía uma vaca eram bem vistos por toda a comunidade e, como tal, a vaca também representava status.

No dia seguinte, para espanto do rapaz, o Mestre antes de sair da casa matou a vaca. O rapaz ficou estupefacto: “como podia o Mestre matar a única fonte de sobrevivência de quem tão bem os tinha recebido?!” O Mestre disse-lhe apenas que tinha as suas razões.

Um ano depois o Mestre desafiou o rapaz a irem visitar a família que os tinha acolhido. O rapaz foi mas ia muito atrapalhado com medo do que iria encontrar. Mas quando lá chegaram ficou surpreendido: a casa tinha sido recuperada e a família parecia viver bem melhor do que um ano antes.

Entraram e ficaram a saber que a família depois de encontrar a vaca morta ficou desesperada com a sua sorte. No entanto, começou a pensar que tinha que arranjar rapidamente uma solução para a sua situação. Todos os membros resolveram então começar a cultivar o local onde antes se encontrava a vaca e onde esta pastava. Criaram uma pequena horta e começaram a comer o que plantavam. Acontece que o espaço que a vaca ocupava até era grandinho, algo de que nem se tinham dado conta, e a certa altura conseguiam colher mais do que comiam. Decidiram então começar a vender no mercado e rapidamente foram recompondo a sua vida.

O que uma Vaca pode impedir de alcançar por não se ver para além dela…

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Todos nós temos as nossas vacas! Eu já matei pelo menos uma... :)

setembro 25, 2008 3:58 da tarde  
Blogger Ogaboeu said...

Em Cuba quem matar uma vaca vai para o chilindró...são sagradas. Lembro dum tio que atropleou uma na autoestrada e comimos bem durante uns meses.

A história é profunda...

Depois lembro duns pequenos pintainhos que davam pela caderneta de racionamento, para um gajo alimentar...eles cresciam e depois zass...panela. mas o problema era que um gajo lhe dava pena matar o bicho depois de tanto sacrificio e já crescido o frango fazia parte da familia =))

setembro 25, 2008 4:43 da tarde  
Blogger Esplanando said...

Pois na minha opinião o tal Mestre devia ter sido linchado!

setembro 26, 2008 8:41 da manhã  
Blogger Salseira said...

Esplanando,
uma parábola é apenas uma parábola... não vale a pena matar o Mestre! :)

Até porque cada um deve matar as suas próprias vacas.

setembro 26, 2008 9:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu sei que o assunto é sério mas não consigo parar de rir...


eheheh... não faltam vacas por aí, já me estou a imaginar a degolá-las...

bjs
Fati

setembro 26, 2008 2:57 da tarde  
Blogger Esplanando said...

E como é que uma família muito muito pobre tem uma vaca? Toda a gente sabe que hoje em dia, as famílias muito muito pobres não têm vacas, têm acções! Uma família que tem uma vaca é riquíssima!

setembro 26, 2008 3:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home