outubro 22, 2008

O Arco-íris


No fim-de-semana que passou tive um workshop fantástico. Era sobre Psicodrama Transgeracional. Um nome complicado para um workshop em que se trabalharam as relações familiares de cada um.

Mas o tema nem é o importante. O importante foi o grupo que se formou.

Um grupo em que, tal como o arco-íris, era formado por muitas cores: pessoas de várias áreas profissionais, de vários pontos do país e de variadíssimas idades. Este último ponto, aliás, comoveu-me bastante. As idades variavam entre os 23 e os 65 e deu para perceber como a idade é apenas um estado de alma. Foi bom ver gente tão nova a querer desde já fazer um percurso de vida mais consciente e gente mais velha a querer partilhar as suas experiências.

Quando regressava a casa, ao entrar em Lisboa mesmo no fim da A5 um maravilhoso arco-íris fazia um arco completo por sobre o Viaduto Duarte Pacheco. Um lindo arco-íris a receber-me.

E então pensei: “uma coisa tão bela é formada quando as nuvens carregadas de chuva a deixam cair e o sol lhes vem dar o seu calor e mostrar que está presente. Também um abraço, um beijo, ou uma simples presença, pode formar um arco-íris dentro de nós quando estamos carregados e deixamos cair chuva dos olhos.”

Na minha vida, principalmente nos últimos anos, tenho sentido muitas vezes esse arco-íris dentro de mim e gosto de saber que consigo fazê-lo nascer nos outros.