«Vaticano divulga os "dez mandamentos" do bom condutor
20.06.2007 - 10h54 PUBLICO.PT
Se é católico e quer continuar a sê-lo enquanto conduz, mesmo naquelas alturas em que não consegue evitar um ataque de fúria porque o comportamento de outro condutor o irritou, então, o Vaticano, tem dez conselhos para si. A Santa Sé divulgou aqueles que considera serem uma espécie de "dez mandamentos" do bom condutor, naquele que é o primeiro sinal de preocupação com os problemas de viação.
Chama-se "Guia de conduta pastoral para a estrada" e é um apelo aos condutores para que respeitem os limites de velocidade, para que evitem beber antes de conduzir e que evitem praguejar enquanto conduzem. E devem ainda fazer o sinal da cruz antes de iniciar a viagem.
O documento de 36 páginas, publicado pelo Concelho Pontifício do Vaticano para as pessoas migrantes e itinerantes, sugere ainda, em forma de mandamento, que um bom condutor católico não faz gestos obscenos pelo espelho retrovisor e presta auxílio a vítimas cidentadas sempre que possível, embora compreenda que a prática da condução possa despertar instintos primitivos como "praguejar, blasfemar e perda de bom senso e de responsabilidade", diz o documento, citado pela BBC News, que acrescenta que um automóvel pode ser um verdadeiro veículo de pecado, se usado, por exemplo, para rapto ou prostituição.
Para o cardeal Renato Martino, responsável pelo documento, esta posição do Vaticano é importante porque o automóvel tomou um lugar preponderante na vida quotidiana: "Sabemos que, em consequência de transgressões e negligências ao volante morrem 1,2 milhões de pessoas todos os anos na estrada", disse Martino. "É uma realidade muito triste e ao mesmo tempo um grande desafio para a sociedade e para a Igreja", concluiu.
David Willey, repórter da BB em Roma, acabou por confirmar que não se conduz depressa no Vaticano, onde o limite de velocidade é de 30 quilómetros hora. O último acidente foi há um ano e meio.»
_________________________________________________________________________________
Achei curioso! Talvez a igreja tenha arranjado um campo onde possa estar à vontade para dar sugestões sem ofender ninguém…
Mas gostava que me esclarecessem dois pontos:
1. Para andar a 30km/h não seria melhor andar a pé?
2. Os condutores no Vaticano devem ser ainda piores do que nos outros Estados porque ter um acidente a 30km/h é obra!!