junho 01, 2007

Proibido fumar... ou talvez nem tanto assim!


Eu nunca fumei. Felizmente. Assim, nunca tive que passar pela agrura de deixar de fumar.

Sempre conheci pessoas que fumavam. Nem sempre foi fácil conviver com elas no mesmo espaço.

Compreendo que quem fume queira e precise de fumar. Não compreendo que não compreendam como isso prejudica quem não fuma. Não compreendo que não compreendam que o facto de eu não fumar não implica com a sua liberdade. Não compreendo que não compreendam que o facto de fumarem implica com a minha liberdade.

Há a salientar que, apesar de tudo, cada vez há menos fumadores (pelos menos meus conhecidos) e que, cada vez mais, os que fumam têm mais cuidado com os não fumadores.

Mas são necessárias leis que protejam os não fumadores. E essa lei está na forja.

E agora vem o verdadeiro motivo deste post.

Há uma lei na forja. Uma lei com muitas restrições a quem fuma. Posso concordar com todas ou não. Não sei, não conheço bem a proposta de lei. Houve quem reclamasse da dureza da proposta. Vai daí, pensa-se em alterar um pouco a lei. Até aqui… mais ou menos normal.

E o que se faz? Torna-se a lei menos restritiva? Não. Alteram-se as coimas para que quem prevaricar não tenha que pagar tanto… Assim, quando infringirem a lei não serão tão penalizados…

Em certo sentido, faz-me lembrar qualquer coisa:

“É proibido? Sim. Mas pode-se fazer! E o que acontece? Nada!”

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não estou muito por dentro, mas parece-me que não é bem, bem assim. Acho que é mais o caso de as multas para o tabaco serem maiores do que as de substâncias ilícitas, o que originaria algo do género: "ah, está a fumar, toma lá multa de 500 euros", "não sr. agente da autoridade, isto não é tabaco é marijuana, portanto só me pode multar em 250 euros", "hã??Marijuana???", "sim, sim, juro que não é tabaco".

Acho que é mais por aí que tiveram de alterar a lei. Mas ainda falta muito tempo e desconfio que vão haver muitas mais alterações... numa óptica de curto prazo ganha-se mais com os impostos do tabaco do que o que se gasta com a saúde devido ao uso do mesmo tabaco... claro que no longo prazo é ao contrário, mas o planeamento politico costuma ser tudo menos eficiente...

junho 01, 2007 6:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que...

Se me tiram o tabaco mato alguém! :)

È caricato até onde chega a tentativa de legislação, leis para isto....leis para aquilo...raio de tradição judaico-cristã de delimitar bem vs mal...Maniqueistas!
O homem (mulheres incluídas)foge cada vez mais á responsabilidade de cumprir as leis naturais...a lei que delimita a vida da morte e têm que aparecer uma cambada de legisladores-políticos a imporem leis? Já se sabe.

Eu cada vez mais me sinto um mixto de "anarca" com zen...raios partam os interesses! OMMMMMMMMMMM! (meu mantra preferido para relaxar e evitar fumar um cigarro após notícias que me irritam)

junho 04, 2007 3:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home