junho 20, 2007

Os bons condutores vão para o céu... mas mais tarde!

«Vaticano divulga os "dez mandamentos" do bom condutor
20.06.2007 - 10h54 PUBLICO.PT

Se é católico e quer continuar a sê-lo enquanto conduz, mesmo naquelas alturas em que não consegue evitar um ataque de fúria porque o comportamento de outro condutor o irritou, então, o Vaticano, tem dez conselhos para si. A Santa Sé divulgou aqueles que considera serem uma espécie de "dez mandamentos" do bom condutor, naquele que é o primeiro sinal de preocupação com os problemas de viação.

Chama-se "Guia de conduta pastoral para a estrada" e é um apelo aos condutores para que respeitem os limites de velocidade, para que evitem beber antes de conduzir e que evitem praguejar enquanto conduzem. E devem ainda fazer o sinal da cruz antes de iniciar a viagem.

O documento de 36 páginas, publicado pelo Concelho Pontifício do Vaticano para as pessoas migrantes e itinerantes, sugere ainda, em forma de mandamento, que um bom condutor católico não faz gestos obscenos pelo espelho retrovisor e presta auxílio a vítimas cidentadas sempre que possível, embora compreenda que a prática da condução possa despertar instintos primitivos como "praguejar, blasfemar e perda de bom senso e de responsabilidade", diz o documento, citado pela BBC News, que acrescenta que um automóvel pode ser um verdadeiro veículo de pecado, se usado, por exemplo, para rapto ou prostituição.

Para o cardeal Renato Martino, responsável pelo documento, esta posição do Vaticano é importante porque o automóvel tomou um lugar preponderante na vida quotidiana: "Sabemos que, em consequência de transgressões e negligências ao volante morrem 1,2 milhões de pessoas todos os anos na estrada", disse Martino. "É uma realidade muito triste e ao mesmo tempo um grande desafio para a sociedade e para a Igreja", concluiu.

David Willey, repórter da BB em Roma, acabou por confirmar que não se conduz depressa no Vaticano, onde o limite de velocidade é de 30 quilómetros hora. O último acidente foi há um ano e meio.»
_________________________________________________________________________________
Achei curioso! Talvez a igreja tenha arranjado um campo onde possa estar à vontade para dar sugestões sem ofender ninguém…

Mas gostava que me esclarecessem dois pontos:

1. Para andar a 30km/h não seria melhor andar a pé?

2. Os condutores no Vaticano devem ser ainda piores do que nos outros Estados porque ter um acidente a 30km/h é obra!!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá:

Tmb achei interessante a notícia. Eu não sou católico, nem protestante, nem...
Não entendo como a Igreja se pronuncia sobre determinados assuntos e sobre outros mantém-se fechada a séculos...não entendo como a opinião duns homens decide quem vai para o inferno e quem vai para o céu, não entendo...não entendo, mais isso sou eu que sou agnóstico!

junho 20, 2007 2:36 da tarde  
Blogger Salseira said...

Eu ia dizer:

«Deixa lá. Eu não sou agnóstica e também não entendo.»

Pelo sim, pelo não, fui ver o que queria dizer agnóstico e cheguei à conclusão que sou agnóstica.

Agnóstico: o que professa o agnosticismo.

Agnosticismo: sistema filosófico segundo o qual o espírito humano ainda se encontra impossibilitado de alcançar, sobre certos fenómenos, um conhecimento absoluto.

Sou, portanto, agnóstica e também deve ser por isso que não entendo porque é que alguns homens são mais do que outros...

O que não sou é ateia e, mesmo isso, me impossibilita de perceber a lógica da "coisa".

junho 20, 2007 3:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Poisé!

Também não sou ateu por vias das dúvidas :)...mais desde muito novo que ando sempre a pensar nas teias de aranha como são interessantes. Existe uma forma de exercitar a massa cinzenta a traves da lógica (outra ciência) e já andei a experimentar tudo quanto são "escolas maradas" (para a maioria) ade pensamento. Fugir do fanatismo e da irracionalidade. Assim como outros se aferram a ideia da santíssima trindade ou da existência dum mundo paralelo eu luto comigo pela liberdade de pensamento e por um laicismo sustentado...por vezes me espanta constatar que ainda exista tanto obscurantismo, tanto servilismo, tanto medo irracional, tanta manipulação da ignorância. para mim só existe um caminho...polir o calhau que simplesmente sou, corrigir as arestas, dar umas marretadas de vez em quando e aprender a viver todos os dias com o nascer do sol...gosto da luz...
Existe sempre aquele dilema dos princípios. Serão meus princípios de vida comuns a outras pessoas? Descobri a uns bons 15 anos que não estamos sozinhos...a igreja desgraçadamente tornou-se exotérica...carnaval para as masas, os símbolos do saber estão lá...deturpados para manipular e não elucidar ao homem...tá mal!

Pelo menos suspiro de alívio ao saber que não vou ser queimado numa fogueira pelas minhas ideias...vou sendo crucificado aos bocados, dilipendiado e mal entendido, mas isso faz parte da luta...um sabor amargo que com o tempo se torna doce...a mente fica tipo radar electrónico graças à lógica do pensamento, onde somos todos iguais...o homem pensa pelo que a ideia de Deus bem pode ser uma fantasia morta como dizia o filósofo...

Beijinhos

junho 21, 2007 10:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home