março 28, 2007

Grandes Portugueses


O facto de António de Oliveira Salazar ter ganho o programa Grandes Portugueses foi uma grande vitória da Democracia.

Tenho pena que os portugueses assim tenham decidido. Não entendo. E nem me venham com a história de que é normal dada a situação em que o país está porque essa situação também depende de todos nós.

Por outro lado, achei o concurso uma idiotice porque cada época teve diversos grandes portugueses e, como tal, não me parece possível escolher apenas um.

Finalmente, achei as perguntas Preto/Branco (tipo “Aventureiro ou Interesseiro”) completamente fechadas e desligadas da realidade. Ninguém é só preto ou só branco. Todos temos imensas cores e é isso que faz com que cada um de nós seja especial.

Mas, para mim, a grande conclusão é: gosto de viver em Democracia! Um sistema político que beneficia até aqueles que são contra ele.

março 08, 2007

Abrir mão...

Um dos jogos utilizados em Psicodrama (e provavelmente em mais terapias) tem a ver com a ideia de que para atingires determinado objectivo tens de ser capaz de abdicar de algumas coisas que consideras importantes na tua vida.

O jogo consiste em nos imaginarmos numa loja onde se vende de tudo mas onde não se aceita dinheiro. Assim, podemos comprar humildade, frontalidade, coragem, amor, equilíbrio, paz, alegria, etc, etc. Mas este tipo de artigos não se compra com euros. Compra-se com algo que nós sentimos que é importante para nós. E, pior, temos de negociar bem porque o lojista é exigente e nem sempre está disposto a fazer o negócio.

Já lá fui comprar Amor. Quando o lojista me perguntou o que queria dar em troca eu não soube responder. Tudo o que tenho me faz falta. Perguntou-me se não queria dar a minha transparência. Mas eu não quis porque eu gosto muito dela. Perguntou-me se eu estaria então disposta a dar o meu orgulho. Mas o meu orgulho? Todo?! E depois?! Pois! Não quis dar o orgulho todo, dei só metade… Claro que não trouxe o Amor todo, trouxe só metade!

Sinceramente, este é dos jogos mais difíceis para mim! Custa-me a abrir mãos de coisas que eu considero essenciais! E ainda não percebi bem como posso dar o meu orgulho todo… e se é mesmo isso que me é pedido…

Obrigada Esplanando (não sei colocar links) pela inspiração.

março 06, 2007

Chuva...



Hoje é um daqueles dias em que a chuva cai de lado.

E não seca no corpo...