março 08, 2007

Abrir mão...

Um dos jogos utilizados em Psicodrama (e provavelmente em mais terapias) tem a ver com a ideia de que para atingires determinado objectivo tens de ser capaz de abdicar de algumas coisas que consideras importantes na tua vida.

O jogo consiste em nos imaginarmos numa loja onde se vende de tudo mas onde não se aceita dinheiro. Assim, podemos comprar humildade, frontalidade, coragem, amor, equilíbrio, paz, alegria, etc, etc. Mas este tipo de artigos não se compra com euros. Compra-se com algo que nós sentimos que é importante para nós. E, pior, temos de negociar bem porque o lojista é exigente e nem sempre está disposto a fazer o negócio.

Já lá fui comprar Amor. Quando o lojista me perguntou o que queria dar em troca eu não soube responder. Tudo o que tenho me faz falta. Perguntou-me se não queria dar a minha transparência. Mas eu não quis porque eu gosto muito dela. Perguntou-me se eu estaria então disposta a dar o meu orgulho. Mas o meu orgulho? Todo?! E depois?! Pois! Não quis dar o orgulho todo, dei só metade… Claro que não trouxe o Amor todo, trouxe só metade!

Sinceramente, este é dos jogos mais difíceis para mim! Custa-me a abrir mãos de coisas que eu considero essenciais! E ainda não percebi bem como posso dar o meu orgulho todo… e se é mesmo isso que me é pedido…

Obrigada Esplanando (não sei colocar links) pela inspiração.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito giro!

Vou pensar no que estou disposta a dar...

março 08, 2007 2:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas não estarás a confundir orgulho com amor-próprio? Eu acho que o orgulho é perfeitamente dispensável!

Fati

março 12, 2007 10:45 da manhã  
Blogger Moura ao Luar said...

Beijo Beijo

março 12, 2007 11:00 da manhã  
Blogger Luis Carlos said...

Olá Salseira,

Para mim, ninguém me exige que para ter amor tenha que abdicar do orgulho ou de outra coisa considerada má.

Porque que no acto de quereres algo, o universo responde-te com continuares a querer esse algo.
Para que tenhas amor, diz "Eu sou Amor", e repete-o para ti e afirma aos outros, pois a afirmação de nós mesmo altera os nossos pensamentos e consequentemente as nossas acções.

Sê aquilo que queres e decides ser. E vais sentir alterações na tua vida.

Esse jogo, utilizado no Psicodrama, parece que a vida humana entra numa economia de mercado, onde são realizadas trocas, entre aquilo que ainda queres ter e o que te ainda falta.

Até já,
Luís Carlos

março 13, 2007 11:34 da manhã  
Blogger Salseira said...

Fati,

Talvez aí esteja o problema: é que aquilo que consideramos importante para nós muitas vezes não o é minimamente mas estamos tão apegados a essa ideia que não olhamos para a frente!

Luís,

Não se trata de um jogo de trocas mas, acima de tudo, de perceber que para recebermos coisas temos que largar coisas. É uma questão de arranjar espaço para coisas novas. Se não te fores desfazendo de coisas em tua casa duvido que consigas lá meter constantemente coisas novas. E há coisas que nós nem nos apercebemos como nos estão mesmo a atrasar a vida.

março 13, 2007 11:57 da manhã  
Blogger Vladimir said...

é muito importante a partilha

março 13, 2007 8:13 da tarde  
Blogger A oitava estrela a contar da lua said...

Olá Salseira!!!

Gostava de ter uma fonte tão inspiradora quanto a tua, para conseguir escrever estas coisas...

Vou-me contentando e deliciando com aquilo que escreves!!!

Não teve a ver com Amor...ou pelo menos com o tipo de Amor a que penso que te referes...mas hoje abri mão de 4 anos da minha vida para me lançar numa nova aventura...não foi, não está nem vai ser fácil...mas tenho esperança e a certeza de que vai valer a pena a troca!!!

março 16, 2007 11:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home