junho 21, 2006

A vida é complexa.


Esta frase é a frase de abertura do livro “O Caminho Menos Percorrido e Mais Além” de M. Scott Peck. Este livro e o primeiro dele, “O Caminho Menos Percorrido” são dois livros fantásticos que nos levam numa viagem pela Mente e pela Alma. Eu gostei.

Mas a ideia não é falar do livro mas sim da frase em si.

Na realidade, a vida é complexa. Este é um facto indiscutível. Mas já que ela é complexa por si só não é preciso complicarmos ainda mais.

Nos últimos tempos a minha vida tem sofrido imensas alterações e eu tenho levado alguns “sopapos” atordoantes. No entanto, tenho feito tudo para não complicar ainda mais a situação. Tento ir resolvendo os problemas conforme surgem, tento re-enviar coisas boas quando me enviam coisas más, tento não pensar muito no amanhã e nada no ontem, tento perceber o motivo que poderá estar por detrás de cada uma das coisas que me acontecem. Nem sempre consigo tudo isto mas vou tentando com muita força!

É preciso, a cada minuto que passa, estar consciente desse mesmo minuto e de si próprio! É preciso pensar no aqui e no agora! Porque é neste preciso momento que estamos a viver. Ontem já não existe e amanhã ainda não!

Outro ensinamento muito importante deste momento: não vale a pena viver com medo do que possa vir a acontecer. Mesmo que nos aconteça o nosso pior receio, cada um de nós tem dentro de si as ferramentas para ultrapassar as dificuldades que a vida lhe apresenta, por isso para quê viver na ansiedade do que possa vir a acontecer?

Façam o favor de ser Felizes! :)

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estava a precisar de ouvir isto...obrigada.

junho 21, 2006 4:02 da tarde  
Blogger Bitchoman said...

E realmente é mto verdade, Salseira, que por vezes sofremos mais com a antecipação do que com os problemas em si...Bjnhos

junho 21, 2006 4:23 da tarde  
Blogger Alma said...

:)

junho 22, 2006 12:05 da tarde  
Blogger OMAIA said...

Ora aqui está um texto de que gostei particularmente...

Poderia dizer-se, como a outra, que "estar vivo é o contrário de estar morto" - e isso, já de si, é uma grande coisa!

Depois, eu tenho uma reflexão, para as coisas boas e más da vida - as importantes - que ainda não vi desmentida: vista a história pessoal de cada um de nós, (com algum distanciamento, e se pensarmos um pouco),constatamos invariavelmente que o que aconteceu tinha quase tantas hipóteses de não ter acontecido, ou de ter sucedido ao contrário..., e vice versa.

junho 22, 2006 12:56 da tarde  
Blogger J. Vilas Maia said...

Sublime Paulo!
De facto encerras-me num outro dilema: o que será melhor?: voltar ao que poderia ter sucedido ou lembrar que algo pode suceder de forma diferente, daqui para a frente?
A memória, tal como Cardoso Pires expõe (de forma brilhante) no De Profundis Valsa Lenta, é a ancora daquilo que sempre fomos e conhecemos até ao momento, mas é a mesma que nos impede de fazer "something complitly diferent", porque seria (à posteriori) "um outro de mim" que não eu.
Por conseguinte, a vida é complexa porque por muita arte que haja nas veias, nunca conseguimos sair da nossa espécie (humana) que nos encerra e nos alimenta, que nos faz ser seres únicos e intransmissíveis.
No entanto, quero apenas terminar com uma observação ornitológica: o pássaro pressente duas vezes, antes de sair da gaiola e voar.

junho 23, 2006 11:35 da manhã  
Blogger escorpiaotinhoso said...

Saudades da Salseira,

Antes de mais gostei de te ver novamente pelas bandas de MASSAmÁ. Por outro, muitos parabéns pelo teu text. Subscrevo na integra, é tudo verdade e mostras que és uma menina crescida. Até mereces um beijo de escorpião:):):)

ET

junho 23, 2006 11:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home