dezembro 28, 2006

Natal


Eu adoro o Natal! Adoro estar com a minha família e ficar no mimo durante dois dias!

Mas o Natal já passou, não tive grande tempo para vir aqui escrever coisas bonitas e agora também já não faz muito sentido (veremos se tenho tempo para uma mensagem de Ano Novo…).

O que eu gostava de perguntar aqui neste post é: “Mas que grande idiotice foi essa de que se lembraram agora de comemorarmos o Natal baixinho para não incomodarmos as outras religiões?!”. Please!!!

Vivemos dias conturbados na cena política internacional e em grande parte devido a motivos religiosos (ou por trás de motivos religiosos) mas por causa disso vamos agora cair no exagero?

Eu também fui contra as caricaturas que se fizeram aqui há uns meses. Acho que não temos o direito de gozar com a religião ou cultura de ninguém e, muito menos, indo contra princípios basilares dessas mesmas religiões e culturas.

Mas isso não quer dizer que não possamos viver a nossa religião e a nossa cultura em paz e sossego. Haverá alguém que sensatamente se possa sentir ofendido por andarmos felizes a festejar o Natal? No Natal festeja-se o nascimento de Jesus Cristo que para os Cristãos é filho de Deus e para os Judeus e os Islâmicos apenas um profeta. No entanto, ao festejarmos o seu nascimento não estamos a ofender Deus (comum a estas três religiões) e, como tal, não estamos a ofender a religião de ninguém. E não me parece, sinceramente, que as outras religiões se sintam ofendidas. (Não sei, aliás, se não será uma ofensa maior presumir que o facto de festejarmos o Natal os vai ofender...)

Por isso, respeitemo-nos uns aos outros mas respeitemos também as nossas convicções, a nossa cultura e a nossa religião (caso a tenhamos) e que cada um, através da sua religião ou sem ela, contribua para que possamos viver este espírito de solidariedade do Natal todos os dias… ou pelo menos em mais dias do ano.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mai' nada!

dezembro 28, 2006 10:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home