outubro 16, 2006

«Havana - cidade perdida».


Este filme merece ser visto. É um filme com uma outra perspectiva da História ou, melhor ainda, que tenta mostrar as duas perspectivas da História, o que eu acho que é bem conseguido.

É um filme emocionante pela música, pela dança, pelas imagens e pela história.

É um filme que nos mostra como o Povo Cubano tem sido sucessivamente traído, traição essa que não me parece que chegue ao fim com a morte de Fidel.

É um filme que conta uma história de amor daquelas que acho que até o Miguel Esteves Cardoso concordaria que merece ser chamada de história de amor.

É um filme que conta a história de um homem que sem perder a sua dignidade nunca deixa de lutar por si e, principalmente, por aqueles que ama.

É um filme que me fez chorar porque senti, mais uma vez, uma saudade enorme de Cuba (eu devo ter sido cubana numa outra re-encarnação... só assim se pode explicar este sentimento).

É um filme que me faz pensar nos valores económicos, sociais e políticos que têm sido os meus ao longo da minha vida, embora eu continue a acreditar neles e a achar que o seu grande problema é não levar em linha de conta o Homem e a sua natureza.