maio 25, 2008

Respirar

Respirar …
Inspirar…
Expirar…

Respirar é actividade mais básica do nosso corpo. É uma actividade sobre a qual não pensamos muito… ou quase nada. No entanto, é a respiração que nos pode trazer o grande benefício de nos concentrarmos no aqui e agora.

Pensar no Passado traz, muitas vezes, sofrimento. Pensar no Futuro traz, quase sempre, ansiedade. Viver o Presente é o melhor que podemos fazer a cada momento.

E a respiração pode ajudar-nos. Meditar não é procurar não pensar em nada. A nossa Mente simplesmente não o permite. Meditar pode ser concentrarmo-nos no que se está a passar num determinado momento no nosso corpo. Pode ser então concentrarmo-nos no ar que vai entrando, percorrendo o nosso corpo, dando a volta e saindo pelo mesmo caminho.

A dança traz dois benefícios. Obriga-nos a respirar em condições e obriga-nos a concentrarmo-nos apenas naquele momento para que cada movimento possa sair com o máximo da perfeição.

Comecei no respirar… cheguei ao dançar. Indaguei-me se o título escolhido era o melhor… continuo a achar que sim. É que o segundo não pode existir sem o primeiro.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por vezes nem nos lembramos de que aquilo que fazemos mecanicamente - como respirar, pode ter outros atributos para além da simples sobrevivência, desde que saibamos aproveitar esse recurso. Vamos lá a ver se eu consigo meditar recorrendo à respiração!

Bjs - Fati

maio 26, 2008 10:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Respirei o fumo dum cigarro durante a leitura do post e fiquei com vontade de voltar a practicar respiração "hansa"...fixe, não encontro é o livro :(

maio 26, 2008 2:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home