setembro 07, 2006

"I hope the Russians love their children too"


Lembram-se desta música do Sting?

Foi escrita na época da Guerra Fria que colocou de um lado os Americanos e os países ocidentais e do outro os Russos e os países de leste. Uma altura em que se temia uma Guerra Nuclear e que o que se servia de esperança de que tal não acontecesse era a dissuasão nuclear que levava a que cada um tivesse medo que o outro atacasse. Daí esta letra porque, partindo do princípio que os Russos também amavam os seus filhos, não haveria guerra porque se temeriam as consequências futuras.

Agora estamos a chegar ao mesmo ponto. Com a possibilidade do Irão desenvolver o seu armamento nuclear, talvez a única solução possível passe por uma nova dissuasão nuclear. Ou seja, que o Irão não ataque com medo de ser atacado.

E a frase faz de novo sentido: “Espero que os Iranianos também amem os seus filhos”.

Mas fará mesmo?

Não tenho dúvida que os Iranianos amam os seus filhos. Mas as culturas são diferentes, a forma de encarar a Vida e a Morte também. E um Iraniano, com o radicalismo que lhes conhecemos, não poderá desejar Bem maior para o seu filho do que morrer como Mártir.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito pertinente, a tua questão...

setembro 07, 2006 3:59 da tarde  
Blogger OMAIA said...

Eu sou pacifista por natureza...
Como tal, e para manter a paz, tratando-se de gente que é imprevisível e perigosa, haveria de fazer-se como os israelitas geralmente fazem: bombarda em cima das centrais e dos laboratórios, para atrasar a coisa pelo menos mais dez anos!
Acontece é que desta vez o negócio parece estar mais bem escondido, e disseminado - oxalá alguém acerte, ainda assim...

setembro 08, 2006 11:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei com este post na cabeça.
É de facto assustador.

Mas os mártires do islão, como eles o entendem, não são as pessoas que practicam uma acção considerada "necessária", que serve um determinado objectivo, sabendo que se o fizerem serão mortos e que o fazem voluntariamente? Será que a população do Irão voluntariar-se-á para morrer num ataque nuclear?

setembro 08, 2006 3:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home