maio 23, 2006

Dois Filmes


No Domingo fui ver o “Código da Vinci”. Gostei. Achei o filme muito fiel ao livro e as interpretações também me pareceram verosímeis relativamente ao livro com excepção, talvez, da actriz Audrey Tautou, que tem um tipo muito específico que não se enquadra tão bem numa personagem tão normal.

A história quase todos a conhecem. Os que ainda não a conhecem estão em vantagem porque vão tirar melhor partido do suspense do filme. Os que já conhecem… pronto… já sabem o fim!

Agora não se esqueçam de ver este filme com alguma “desconfiança”. Nem tudo o que lá é relatado condiz com factos reais apesar de ser apresentado como tal. Depois de ver o filme convém informarem-se um pouco mais sobre o assunto para não “comerem gato por lebre”!

Ontem fui ver o “Freedomland”. Gostei muito! Um filme que foca bem o estado de tensão permanente que se vive na sociedade actual. Excelentes interpretações, excelente história, excelente a forma como é contada. Mais do que um filme sobre crianças desaparecidas é um filme sobre uma sociedade em vias de desaparecer tal como a conhecemos.

Não conto mais porque é preciso ver para perceber!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu ainda só vi o código e gostei, embora a leitura do livro tire emoção ao filme!

Isso que dizes sobre ver o filme com "desconfiança" é certíssimo: não nos podemos esquecer que se trata de ficção e portanto, há coisas que podem não corresponder à verdade.
Qualquer autor de uma história fictícia pode basear-se na realidade e construir uma história a partir dela e misturar factos reais com factos iventados. Não há mal nenhum nisso. Ficção é ficção. Não se deve condenar um autor por isso. Não se trata de enganar o público. É apenas uma história!Quem quer saber mais sobre o assunto e destrinçar a realidade da ficção, deverá fazer alguma investigação.

maio 23, 2006 12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vi o filme, li o livro.

São mencionadas no livro (portanto creio que no filme também) símbolos, tradições, crenças, costumes... fala-se bastante, nomeadamente, de templários e de "rosa". Sendo Portugal um País rico nesses símbolos, espero que este filme eventualmente desperte os portugueses, e quem sabe os estrangeiros, para explorarem mais as nossas regiões cheias de tradição. Dou como exemplo Tomar, local onde foram acolhidos os Templários sob o novo nome de Cavaleiros de Cristo (a cidade toda está carregada de símbolos), por autorização expressa de D. Diniz, aquele que era casado com a Rainha Santa, aquela que fez o milagre, precisamente, das rosas. Já agora, e como fica ali tão perto, passar no local onde apareceu a "Senhora do Rosário" (descrição de Lúcia sobre a aparição), e desenhando um triangulo no nosso mapa, que tal um salto ao Entroncamento, onde aparecem coisas esquisitas...

(esta mensagem foi escrita na esperança de o Sr. Dan Brown passar por aqui e decidir escrever um livrinho em que descobre que Graal até rima com Portugal...).

beijinhos
uma bancária que não perde a esperança no incremento do turismo em Portugal, e consequentes comissões cambiais... (a ver se lucramos para o vidro partido)

maio 23, 2006 3:31 da tarde  
Blogger casual said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

maio 23, 2006 6:33 da tarde  
Blogger casual said...

Sabes quando é que chega o Volver às nossas salas de cinema?Qt ao Código da Vinci não me parece.

maio 23, 2006 6:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home