abril 16, 2006

Páscoa

A Páscoa é símbolo de renascimento. Para os Judeus é a comemoração da saída do Egipto, onde eram escravos, em busca da Liberdade. Para os Cristãos é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo. É, como tal, e sem dúvida, o símbolo do renascimento.

E não é preciso ser Judeu ou Cristão para viver esta época como uma época de festejo. Nós, os ocidentais, vivemos numa cultura judaica-cristã e, como tal, assimilámos muitos dos seus conceitos. Podemos então, ainda que agnósticos ou ateus, viver esta época de uma forma especial.

Os dias anteriores à Páscoa podem ser vividos em introspecção, numa procura de nós mesmos e da nossa essência. O dia de Páscoa pode ser vivido com a alegria de nos termos reencontrado e, por isso, renascido mais um pouco. E se em cada ano fizermos o mesmo, todos os anos cresceremos efectivamente mais um pouco e cada ano nos tornaremos mais nós. E imaginem se isto fosse feito todos os dias... as possibilidades que isso acarretaria...!

Espero que tenham tido uma boa Páscoa!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Confesso que nunca gostei muito desta quadra: demasiado mórbida, para o meu gosto. Mas quem sou eu, não percebo nada do assunto...

abril 17, 2006 10:08 da manhã  
Blogger escorpiaotinhoso said...

A nossa raiz cultural judaico-cristã tem muito que se lhe diga.

E no que se refere aos Portugueses, dilatou-se por mares nunca dantes navegados, com frutos tão diversos como a mulata brasileira...

Para nós sempre foi muito relativo, já no tempo dos Romanos eramos os tais que "não eram capazes de se governarem nem deixavam que os governassem"...

Em tempos estive num campo de concentração judaico-cristão, mais cristão que outra coisa, acima de tudo muito triste em batinas pretas de falsidade, cruel e ignorante...

Renasci aos 12 anos, quando me pirei de lá de forma cinematográfica... Foi a minha melhor Páscoa, nesse Dezembro. Saiu muito caro, que já não vai ninguém para a fogueira, mas ainda se queimam muitas consciências por heresias. Valeu-me uma vacina para o resto dos meus dias.

Como raiz cultural prefiro o AMOR. Afastar o sapato para não esmagar uma formiga porque simplesmente a amo, ela faz parte do nosso mundo e eu não sou mais do que a formiga. Comover-me com um céu desenhado por nuvens caprichosas, inspirar-me por aquele cheiro a mar de que tanto gosto. Olhar para o céu nocturno e reconhecer a minha constelação preferida... Ou simplesmente achar tão bela a mulher que passa por mim na rua no seu melhor esplendor convencida que a vida vai ser sempre assim, como a Avó que arrasta as rugas com a serenidade de uns olhos azuis vividos e tranparentes...

Respirar harmonia com tudo isso por AMOR à vida...

Coisas de gatos tolos...

GATOPARDO

abril 21, 2006 2:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home