abril 13, 2006

O Livro e o Filme


Umas vezes lemos um livro, depois sai um filme sobre esse livro, vamos vê-lo todos contentes e temos uma enorme desilusão! Outras vezes vamos ver um filme baseado num livro que nunca lemos, gostamos do filme, lemos o livro e achamo-lo fantástico!

Pode ser que com outras pessoas aconteça o contrário e prefiram sempre o filme. Comigo acontece sempre assim: prefiro o livro ao filme!

O livro, em princípio, desenvolve mais a história mas a questão nem passa por aí. É que o filme não deixa espaço à imaginação. As imagens estão ali, estamos a ver a cara das personagens, a ver os cenários, a ver as expressões, etc. O livro são letras, que se juntam em palavras, para formar frases, parágrafos, capítulos e, por fim, o próprio livro. Não tem imagens (alguns têm mas esses não interessam para o que estou a dizer) e, como tal, a nossa imaginação é livre de “ver” o que quiser. Entramos verdadeiramente na história, vivemo-la mesmo intensamente. Às vezes nem conseguimos parar até chegarmos ao fim. E, quantas vezes, não chegamos cansados por termos vivido aquelas vidas que não são as nossas mas que, por momentos, parecem ser?

Para mim, são amigos muito queridos. Com alguns tenho mais afinidade, simpatizo mais, crio mais laços de ternura. Com outros, a relação é mais distante, mais formal. Alguns ficam interrompidos por um tempo porque não estamos na mesma sintonia mas o reencontro é muitas vezes enriquecedor. Outros gosto de os rever, e rever, e rever! Gosto de pegar nesses meus amigos, de passar as mão pelas suas folhas e de lhes sentir o cheiro.

Adoro cinema! Mas entre uma história contada em livro ou em filme prefiro o livro!

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Totalmente de acordo!

Prefiro o livro ao filme e prefiro ler sempre o livro antes.

Mas à excepções à regra: aconteceu-me ir ver primeiro o "as pontes de Maddison County" e ler o livro a seguir e simplesmente adorar a leitura, por estar a recordar as brilhantes interpretações dos actores (também ajuda gostar dos actores!). Mas é raro isto acontecer.

Há um livro que adorei e detestei o filme, achei completamente distorcido: O nome da Rosa

abril 13, 2006 3:19 da tarde  
Blogger escorpiaotinhoso said...

É normalmente os filmes ficam muito a dever aos livros que os inspiraram. No NOME da ROSA isso é por demais óbvio...

ET

abril 13, 2006 3:50 da tarde  
Blogger Bitchoman said...

Por norma tb costumo gostar mais dos livros...acho q o facto de não termos imagens, e portanto recorrermos à nossa imaginação, torna a história mais envolvente! Bjnhos

abril 13, 2006 4:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home