dezembro 06, 2005

Navegar é Preciso - de Fernando Pessoa

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:


"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,

transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.

Só quero torná-la grande,

ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;

ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue

o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir

para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

3 Comments:

Blogger Salseira said...

Um objectivo plenamente conseguido!

É sempre importante almejarmos o máximo e dedicarmos todas as nossas energias a atingi-lo do que nos contentarmos com a mediocridade.

Uma homenagem algo tardia mas mais vale tarde do que nunca.

dezembro 06, 2005 10:43 da manhã  
Blogger OMAIA said...

Salseirinha,

Não sei o que se passa, mas fico feliz pelo teu garbo!

Só espero que o teu "propósito impessoal de engrandecer a pátria", e o facto de teres sido tomada pelo "misticismo da nossa Raça" seja simples fruto de uma boa noite de salsa, e não signifique que acabaste de integrar o staff do Manuel Alegre...

dezembro 06, 2005 1:01 da tarde  
Blogger Salseira said...

Por acaso até não me importaria de integrar tal "staff". Na realidade até tentei... guilty! Mas acho que, para eles, não faço parte dos 5%.

De qualquer modo, limitei-me a transcrever um poema do Fernando Pessoa e a comentar que ele tinha almejado aquilo a que se tinha proposto.

Quanto a mim, e aproveitando a tua deixa da salsa, contento-me em tentar almejar o máximo nesse campo! :)

dezembro 06, 2005 2:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home