junho 16, 2009

O Caminho

O Caminho nem sempre é fácil de percorrer. Aliás, o Caminho não é fácil de percorrer. Mas podemos torná-lo alegre, solidário, sábio e, assim, cada vez mais agradável e fluído.

Há ensinamentos que vão surgindo se estivermos atentos:

- Não vale a pena ficarmos ansiosos com o que vem depois da curva. Mais vale aproveitar o momento em que estamos e logo veremos o que a esquina nos reserva pois o Caminho faz-se Caminhando.

- Cuidado com o que desejamos. Até o plano mais desejado pode estar coberto de lama e transformar-se num pesadelo.

- Até na merda (desculpem o termo mas há coisas que têm que ser tratadas pelo nome) nascem flores.

- Se conseguirmos convencer a nossa cabeça de que somos capazes da tarefa mais difícil esta encarrega-se de convencer o resto do corpo.

- Cada um tem o seu ritmo, a sua forma de caminhar. Não vale a pena querermos caminhar ao mesmo ritmo dos outros nem querer que os outros caminhem ao nosso ritmo. Ainda que isso signifique por vezes caminhar sozinhos.

- Quando vamos sozinhos há sempre por perto pessoas que nos apoiam e se solidarizam… mesmo que nem sempre as vejamos.

O meu caminho está num plano suave que pretendo aproveitar ao máximo sabendo que haverá subidas e descidas e também planos enlameados.

O Caminho faz-se Caminhando é o ensinamento mais difícil para mim. Tenho tendência a antecipar cada passo, cada resultado, a viver com ansiedade, a querer tudo organizado e ter a certeza que tudo vai correr bem.

No entanto, tenho aprendido a viver de uma forma mais fluida, a aproveitar cada passo do Caminho. Talvez por isso esta última esquina me tenha trazido uma surpresa maravilhosa!

Sinto muita gratidão por ter a oportunidade de viver coisas tão fantásticas e conhecer pessoas tão especiais!