agosto 25, 2006

Pablo Neruda

"Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente, quem abandona um projecto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade".

Pablo Neruda, poeta chileno (1904-1973)
Texto copiado do Blog: http://xixasonline.blogspot.com/. Peço desculpa pelo abuso...

agosto 23, 2006

“Morrir de Amor”


Estava aqui a ouvir esta música cantada pelo Compay Segundo (saudoso Compay Segundo…) e à medida que a fui desfrutando fui pensando no tema… Morrer de Amor.

Toda a nossa vida fomos ouvindo músicas que falam em amores proibidos, amores que envolvem grande desgosto, amores contrariados. Fomos ouvindo músicas e lendo livros ou vendo filmes com este tema. E muitos de nós fomos metendo na cabeça que um amor para ser verdadeiro tem que ser sofrido. Se sofri muito é porque amei muito.

Ora, provavelmente, andámos toda a nossa vida a ouvir, ler ou ver coisas que não nos ajudaram muito a sermos felizes.

Um Amor para ser verdadeiro não tem que ser sofrido. Um Amor para ser verdadeiro tem que nos fazer felizes a nós e aos outros. Se aquele Amor não nos faz feliz então está na altura de perceber que não estamos perante um verdadeiro Amor.

Está na altura de nos re-programarmos para sermos felizes!

Mas continuo a achar esta música linda! :)


Há uma música cantada pela Maria Bethânia que ilustra aquilo que para mim é um Amor verdadeiro e feliz. Vou procurá-la e depois coloco aqui.

agosto 19, 2006

Parabéns ao sexagenário - ainda se lembram do Mundo antes de Bush?...

agosto 18, 2006

 Posted by Picasa

agosto 14, 2006

Agosto…


Tenho lido que o mês de Agosto é um mês de que os supersticiosos não gostam… não sabia mas parece que há factos históricos que levam a esta superstição (podem ver alguma informação aqui: http://www.moroaqui.com.br/forum/index.php?topic=216.new).

Eu não sou supersticiosa. Não considero Agosto um dos meus meses preferidos mas também não é daqueles de que desgosto mais. É um mês bom para trabalhar: não há trânsito nem muito stress o que permite colocar uma data de trabalho em dia . É um mês giro para tirar uns dias de férias porque há imensa animação. É um mês excelente para irmos àqueles sítios que normalmente estão cheios mas onde, nesta altura, podemos respirar!

Agora há mais um motivo para eu gostar deste mês:

Agosto é o mês em que, oficialmente, mudei para a minha casa nova. Agosto é o mês em que vi a minha vida profissional dar uma volta muito agradável. Agosto é o mês em que finalmente posso dizer que “dei a volta por cima”. Agosto é o mês que ficará, oficialmente, como o mês em que descobri que gosto muito de mim assim como sou, como muitos defeitos, mas também com muitas qualidades e uma força que desconhecia!

E pronto… já chega de me gabar à custa do mês de Agosto! :)

agosto 10, 2006

Desafio passado pelo Luís Carlos, do Espiritualidades!

Empregos (alguns) que já tive:
Administrativa nos TLP (o primeiro!)
Professora de Inglês durante 3 meses (adorei!)
Assistente do Coordenador de Produção num grande evento cultural (adorei!)
Responsável pela gestão de um espaço ligado a esse evento.
Assistente de RH (actual)

Filmes que não me canso de assistir:
“Música no Coração”!
“Dirty Dancing”
“Reds”
“África Minha”

Programas de TV que não perco (não é bem que não perco porque não consigo estar sempre disponível mas são aqueles que eu adoraria não perder):
“Sete Palmos de Terra” (já acabou mas eu adorava!)
“Serviços de Urgência”
“Perdidos”
“Prós e Contras” (alguns temas)

(Alguns) livros que recomendo (direi antes autores porque gostei de todos os livros que li deles):

Isabel Allende
Eça de Queiroz
Jorge Amado

Lugares onde vivi:
Porto, onde nasci
Matosinhos, onde vivi cerca de 3 anos
Oeiras, onde vivi cerca de 3 anos
Lisboa, onde vivo hoje

Alguns lugares onde já estive:
Havana e Santiago de Cuba (estão no meu coração!)
S. Salvador da Bahia
Marraqueche e Deserto do Sahara em Marrocos

Comidas Favoritas:
Cabrito feito pela minha Tia A.
Massa no Forno feita pela minha Avó R.
Peixe assado pela minha Tia R.
Rissóis feitos pela minha Avó B.
Arroz de Marisco feito pela minha Mãe
Frango assado feito pelo churrasco… :D

Musicas Favoritas (mais uma vez, vou dizer cantores e autores):
Chico Buarque
Caetano Veloso
Maria Bethânia
Adriana Calcanhoto
Ivan Lins
Sérgio Godinho
GNR
Compay Segundo e todos os do Buena Vista Social Club

Lugares onde queria estar neste momento:
Neste momento, gostaria de estar onde estou porque é bom sinal. Amanhã, no seu sentido mais lato, gostaria de estar onde me sentir bem e em casa. :)

Para mim, estas coisas são sempre difíceis de fazer porque faltam sempre imensas coisas. Coisas essas de que me vou lembrar mais tarde… :)

Passo à Zeni, do Zenitudes, e ao Paulo Maia Mendes, deste mesmo local. (Não sei colocar links). Espero que aceitem mas não se sintam obrigados a fazê-lo... :)

agosto 02, 2006

Ser Transparente


Cada pessoa tem a sua própria forma de ser. Não há duas pessoas iguais. E nenhuma forma é melhor do que a outra porque cada pessoa é o que é por feitio, por força das circunstâncias, por história de vida, por educação, por cultura, etc, etc.

Eu sou como sou por diversas razões. Algumas coisas em mim gosto muito, outras não gosto e quero mudar e outras não gosto assim muito mas também acho que não vale a pena mudar porque fazem parte do meu “lado lunar”.

Às vezes, mesmo sabendo como sou, mesmo conhecendo-me razoavelmente ainda fico admirada com determinadas atitudes minhas. São coisas que saem nem sei bem de onde, sentimentos que surgem quando menos os esperava.

Mas o que realmente me consegue surpreender são os comentários dos outros sobre mim. Tanto os positivos como os negativos. Quando alguém me faz um comentário positivo eu fico toda emocionada e então se for num dia menos bom... :)

O que hoje me surpreendeu mesmo, e que deu origem a este post, foi uma pergunta de um colega logo de manhã. Ele não me conhece assim muito bem mas perguntou-me se eu estava bem porque não parecia. Eu estava a rir-me e a falar naturalmente (achei eu) e fiquei surpresa com o comentário. Eu sei que sou bastante transparente mas só hoje tive noção do quanto assim era!

Não sei se isto será muito bom…

agosto 01, 2006












Põe-me as mãos nos ombros…
Beija-me na fronte…
Minha vida é escombros,
A minha alma insonte.

Eu não sei por quê,
Meu desde onde venho,
Sou o ser que vê,
E vê tudo estranho.

Põe a tua mão
Sobre o meu cabelo…
Tudo é ilusão.
Sonhar é sabê-lo.


Fernando Pessoa